top of page

DOM ROBERTO | RUI SOUSA

TEATRO DE MARIONETAS | 18 Maio | 17h30 | Palco Esplendor da Relva

De origem brandoense, Rui Sousa, é marionetista profissional desde 2000, exercendo essa profissão até ao presente. É também professor de disciplinas artísticas e artista plástico. Tem a música como hobby e paixão. Destas virtudes e paixões surgem as suas criações em teatro. Desde 1987 integrou a escola de arte e o coral do Ci.R.A.C. bem como classes de conjunto e aulas na Academia de Música de Paços de Brandão.

Como marionetista é recuperador das tradicionais artes das marionetas de fios e Teatro Dom Roberto, elevando-as a património vivo. Representa a reinterpretação dos clássicos espetáculos de variedades com marionetas de fios do séc. XIX e XX. Em 2021 tornou-se num dos portadores do estandarte do Teatro Dm Roberto como Património Imaterial Cultural de Portugal, que já representa regularmente desde 2010.

Para além de toda a atividade em teatros, auditórios e agrupamentos escolares, já esteve presente na quase totalidade dos festivais de teatro de marionetas em Portugal. Já viajou com os seus espetáculos até à Espanha, Bélgica, Brasil e Macau.

Em 2007 venceu o prémio de melhor espetáculo de rua do Festival de Rua da Póvoa de Varzim e em 2017 venceu o prémio do público para melhor espetáculo do FIMO em Ovar onde começou a sua carreira em 2000/2001. Em outubro de 2021 recebeu o Prémio Nacional das Artes do Espetáculo Maria João Fontainhas, pela CM de Sintra

No seu espólio conta com mais de 30 produções independentes, das quais construiu e apresentou a solo e participou em mais de 20 coproduções.

bottom of page